sexta-feira, 1 de março de 2013

Xariar e Sherazade


Mil e uma noites. Arábia. Deserto. Oásis. Odaliscas. Tendas, tapetes, narguilés. Incenso. Música. Aromas, pimenta, especiarias. Roupas que escondem, véus que revelam.  Mãos tatuadas e adornos de ouro, ventres que ondulam, olhos que convidam.
Mil e uma noites. Noites incertas e perigosas para uma Sherazade  sozinha e sem bússola , por  caminhos apagados  pelo  vento em  um deserto  sem lua.  Por vontade própria  se entregando  ao poderoso Xariar, dono de sua  vida ou de sua morte, depois de saciado.   
Mil e uma noites. Quase três anos de espera. Contos e histórias tecidos na alcova, alimentando com fantasias a imaginação do Califa, entremeando com cores e formas seus momentos de desejo e volúpia.   Como Penélope e sua tapeçaria, tantas vezes recomeçada, na esperança fiel do reencontro com seu esposo consumido pela guerra em Tróia, Sherazade buscava reencontrar o verdadeiro Xariar, soberano justo e respeitado por seu povo, e que se perdeu  de si mesmo e dos que o amavam, na amargura da sua dor.
Mil e uma noites.  Tempo necessário para que Sherazade conquistasse o coração de seu bem amado.  Tempo necessário para que ele a amasse tão profundamente, que esquecesse a herança de dor de um triste passado.  Tempo necessário para que ele decidisse  confiar, se entregar.  Decidisse enfrentar seus medos e seus fantasmas, da mesma forma que,  poderoso, enfrentava e  aniquilava seus inimigos. 

Mil e uma noites.  Sherazade está pronta para partir. Entrega sua vida nas mãos do Califa.  Xariar porém, apaixonado, casa-se de novo com Sherazade,  dessa vez com votos de amor eterno. O Califa abraça os filhos que havia fecundado no ventre de sua amada, e que serão, juntos com sua rainha, a alegria e riqueza de todos  os  seus dias. Maktub.  O que tem de ser tem muita força.

* * * * * * * * *    
Obs:  Sim, a  Arábia impregnou a minha alma ... O espírito de Sherazade , evoluído e livre, e a beleza da sua entrega através de suas histórias, retratados na linda dançarina no deserto de Dubai. Foto de Ary Amarante.