sábado, 14 de abril de 2012

Ele, o Dalai

"A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo.  Por isso, temos de lutar contra nós mesmos.  Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós.
Mas nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica.  Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores.  Mas essa não é a força dominante. É possível  e necessário dominar a agressividade."

Há muito tempo atrás assisti ao filme "O pequeno Buda". Apesar de não conhecer os fundamentos da religião budista, desse filme apreendi o conceito do "caminho do meio", ou seja, o caminho da temperança, sem radicalismo para um lado ou para o outro. Diz o ditado popular: "nem tanto ao mar, nem tanto à terra". Essa coisa de procurar o caminho do meio, de procurar o equilíbrio, a moderação e a temperança das forças que se agitam dentro de nós, me parece ser o caminho ascendente da espiral da vida.

A reflexão que citei aí no início é de Dalai Lama. Tem tudo a ver com o que eu considero um dos nossos grandes desafios, que é domar o nosso próprio medo e  raiva, escolher o caminho do meio, e buscar a temperança.

"O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados.  Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos.  Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor !
Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso.  Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada.
Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade."


( Ambas as citações extraídas do livro: O caminho da tranquilidade, de Sua Santidade, o Dalai-Lama)


Força e serenidade

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aprendizado

Aprendi que, se quiserem me agredir, posso não aceitar a agressão.


Aprendi que, por mais que não goste de brigar, há coisas que têm que ser ditas, senão a gente corre o risco de sufocar.

Aprendi que o Inimigo sempre inverte o jogo, e nos joga contra aqueles que amamos.

Aprendi que, apesar de ser canceriana, também sou Dragão e cuspo fogo.

Aprendi no Muay Thai a levantar a guarda, a defender mas também atacar, e principalmente, de 
não ter medo do golpe, pois é o medo que nos enfraquece, e a coragem é a nossa força.

Aprendi que ser de Deus não é ser um saco de pancadas, uma vítima, mas sim ser FORTE, e lutar com as poderosas armas de Deus.

Aprendi que a pessoa que mais devo amar sou eu mesma, porque esse amor por mim me permitirá aceitar, de forma salutar , os outros como eles são,

Aprendi que, a proteção à minha vida, à minha mente e à  minha alma só Deus e as Forças do Céu podem prover; e que de resto
devo proteger a mim mesma, não esperando que ninguém seja meu paladino ou salvador.

Aprendi que o medo corrói e a fúria destrói; o medo, devemos combatê-lo, a fúria, dominá-la.

Aprendi que o Inimigo é vil, e usará qualquer arma para nos derrotar: a discórdia, a vaidade, a inveja, a mal-querëncia, a intransigência, o egoísmo, o  preconceito, a arrogância e a mentira.  Contra ele, sozinhos pouco podemos, mas com Deus somos gigantes.

Aprendi que não posso mudar ninguém, mas posso mudar a mim mesma. Aprendi que não é tanto o fato em si, mas minha atitude para com o fato, que faz meu sofrimento ou minha vitória.

Aprendi que devo seguir aprendendo, pedindo a Deus: SABEDORIA, FORÇA, CORAGEM e DESTEMOR.

"Porque Deus não lhes deu o espírito de temor, mas de Poder, de Amor e de Moderação

 (Segunda carta de Timóteo , capitulo 1, versículo 7)