quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Por que luto Muay Thai

Lutar nos faz fortes.  Nos dois sentidos.  Lutar nos faz obedientes.  Seguimos sem questionar as ordens de nosso líder.  Lutar nos faz humildes.  Aceitamos nossa fraqueza e inabilidade, somos constantemente golpeados e vencidos.  Lutar também nos faz poderosos, poderosos de nós mesmos.  Descobrimos que aquela bola de força dos avatares realmente existe e aprendemos como direcioná-la através de nós, para fora de nós.  Uma energia quente e positiva, uma luz que nasce no esforço do músculo e  na concentração da mente e que corre pelos braços e pernas, dispersando-se no universo.  Uma energia que respeita o oponente e nos remete ao bom combate. Lutar nos aproxima de sentimentos ancestrais, dos combates nas arenas, das amazonas em seus cavalos, dos discípulos sendo treinados por seus mestres em templos longínquos. Lutar acalma nossos próprios demônios, e os sujeita à força de nosso guerreiro guardião. Lutemos, pois.  Na arena e na vida....




domingo, 26 de setembro de 2010

A mulher selvagem

Descobri o exercício do encontro com a mulher selvagem... Ela habita em cada uma de nós... Foi domesticada, amordaçada, adormecida... O seu despertar depende de cada uma de nós, da nossa viagem ao encontro dela.

"Encontre um local em que ninguém possa lhe incomodar, se for ao ar livre, tanto melhor. Sente-se confortavelmente. Inspire profundamente e expire emitindo um som, tipo hhuuuumm! Faça isso por três vezes. Agora você deve visualizar uma frondosa árvore. Imagine-se em frente à ela e em seguida ande a sua volta. Do outro lado do árvore verá uma abertura em seu tronco, como a porta de uma caverna, entre nela sem medo. Dentro do árvore relaxe e sinta-se mergulhar no vazio. Para baixo.....mais para baixo bem devagarinho............ você terá a sensação de estar flutuando. Quando alcançar o final da raiz, sinta como se estivesse caído sobre um travesseiro de penas de ganso, macio..macio. Você chegou às portas do sub-mundo.

É hora de clamar pela Mulher Selvagem. Você pode gritar, uivar, cantar, dançar, bater tambor, o que achar melhor, mas faça bastante barulho, pois talvez ela esteja por demais adormecida dentro de você. Quando você a enxergar, agradeça sua presença e peça-lhe algo, qualquer coisa. Se não tiver idéia sobre o que pedir, peça que ela lhe dê o que mais precisa, que você receberá o presente com o coração aberto. Se ela lhe pedir algum presente, retribua com carinho. Após estas trocas simbólicas, seus laços de amizade estarão reforçados. É hora de retorna, peça-lhe docemente que ela lhe acompanhe. Ela lhe dirá sim e você em retribuição a sua gentileza deve abraçá-la e, ao fazê-lo, sentirá que você e a Mulher Selvagem se fundirão em uma só. Uma onda de felicidade e alegria tomarão conta de todo o seu ser.

É hora de percorrer o caminho de volta, encontre à raiz da árvore que estará atrás de você. Deixe-me novamente flutuar e sentirá que uma brisa fraca a impulsionará para cima...para cima...cada vez mais para cima, até alcançar o interior do tronco da árvore. Ao sair pela abertura, respire bem fundo e a medida que solta o ar, senta seu corpo novamente. Movimente os dedos da mão e assim que estiver pronta abra os olhos. Seja Bem-vinda!"


Começando...

Todo começo é novo. Todo novo é difícil.  Traz os desafios do desconhecido, é como caminhar de olhos vendados na beira do precipício... Assim começo meu blog.  Aonde me levará, não sei ao certo.  Assim como a decisão do mergulho no rio não encerra o conhecimento da viagem pela qual esse rio  nos leva, mergulho agora no caudaloso  Nilo... Àqueles curiosos incansáveis da jornada da Vida, convido a mergulhar comigo.  Hoje sou Nefertiti, Senhora de todo o Egito.